TRADUTOR

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

“Não somos pecadores porque pecamos,mas pecamos porque somos pecadores”

“Não somos pecadores porque pecamos,mas pecamos porque somos pecadores”




Nessa busca desenfreada pelo querer saber, duvidas sempre se levantaram, e uma delas é como entrou a maldade no mundo?,Existem conceitos errôneos permeando nesse tempo que temos que quebrar, um deles é aonde ocorreu o primeiro pecado, não foi no Eden,mas no coração de satanás.

Mas o que é fato é que o pecado na raça humana se deu no jardim do Éden,um lugar plantado pelas mãos do próprio  Deus,conforme diz em Gn-2:8,com o propósito de ser residência humana,e fornecer habitação,e que  servia para alimentação,descanso,tranquilidade,um lugar lindo,que existia para beneficio humano,aonde o texto sagrado diz que saia um rio que tinha como objetivo regar esse jardim Gn-2:10.

Deus colocou o homem (v.15) para lavrar e guardar, tudo estava belo, perfeito, maravilhoso, mas no verso 17:Deus emite uma ordem onde proíbe que ele(homem) se alimentasse de uma arvore,á arvore do conhecimento do bem e do mal,alertando que no se isso ocorresse morreriam,todavia no capitulo 3,o diabo levanta para agir com Adão e Eva,e consequentemente com todos nós.

Eva foi a escolhida para esse dialogo pela serpente,mas porque?pelo simples fato de não ter sido Eva que tenha recebido a ordem direta de Deus,o texto diz:E ordenou o Senhor ao homem(Gn2:16),você já recebeu uma ordem direta de seu chefe?É mais fácil de cumprir, pois assume uma responsabilidade,penso que se você distribuir a ordem para os outros ,mandando um recado indiretamente é mais fácil desobedecerem,o mesmo ocorreu no Éden.

Foi essa mesma situação, que o diabo usou seu plano e o resultados do pecado vocês já sabem,um resultado foi apresentado por Wayne Gruden ,em sua teologia sistemática,que é :herdarmos a natureza adâmica,ou seja a partir daquele dia quando uma criança nascesse era necessário ensinar o certo,porque o errado ele já vai descobrir por si só.

Ou seja, antes do pecado o homem tinha potencial para pecar,mas depois do pecado ele tinha tendência a pecar,portanto  o homem tinha inclinação para fazer o que é mal,ou seja pecar,desobedecer,transgredir as leis de Deus.

E exatamente aqui que começa o sofrimento, no capitulo 3 de Genêsis,começa os resultados que são totalmente prejudiciais a alma e corpo do ser humano.

1-Primeiro:Convívio emocional(O homem consigo mesmo)
 (v.7)mostra-nos o primeiro resultado,diz:[...]E conheceram que estavam nús[..].
O sentimento de vergonha, de consciência quebrada pelo pecado,o preço por desobedecer a Deus,e os resultados é o mal estar na sua alma,ou seja o diabo teria acesso tentar manipular a mente do homem,isso se chama tentação.
Com isso ele ganha a alma, e pode colocar doenças emocionais,depois desse dia,transtornos e síndromes,diariamente vão trucidar a alma do homem,sintomas como: ansiedade em nível elevado,podendo colocar o se humano numa vida de intesno sofrimento,comoa ansiedade faz,o ser humano sofre,se destrói pela ansiedade,depois vem a depressão,o ser humano por causa dessa doença emocional,não se alimenta direito,não dorme direito,não pratica exercícios e anda de mal a pior.
Transtornos apontados pela psicologia, como Boderline,esse transtorno que é caracterizado por jovens mulheres, meninas que tem pais divorciados,e começam a se multilar através de uma navalha,entram para o seu quarto e começa a cortar seus pulsos,ou seja, sofrem por causa do pecado original,isso satanás  conseguiu no pecado da raça humana.

2-Segundo :Convívio Social(O homem com o homem)
v(12)diz: “A mulher que me deste por companheira,ela me deu da arvore e eu comi”.
O primeiro casamento,recheado de amor,de paz,alegria, agora está ocorrendo troca de acusações,entre Adão e Eva,um denunciando o outro,ou seja foi afetado a convivência social,depois dsse dia ocorreu guerras e conflito na raça humana.
Mas isso não foi só entre marido e mulher, mas pessoas com pessoas, pais e filhos, se lembra do caso de Suzana Richtoffen,uma jovem que foi acusada de matar os pais,o ser humano quer destruir o outro,maldizer,aqui em Goiânia,(GO),acabou de explodir o caso de Thiago um serial killer,que acusado da  morte de 39 pessoas,na sua grande maioria mulheres.
O pecado atrapalhou o convívio social do homem, vemos isso nos capítulos anteriores a queda,entre Abel e Caim(Gn 4),irmão sendo que um deles comete o primeiro homicídio e essa troca de acusações que leva a inclusive conflitos e até á morte, pertence a natureza caída,a proposta de Cristo é amarmos uns aos outros,entenda que convivência é uma arte e nesse mundo você precisa ser artista.

3-Terceiro: Convívio Espiritual(O homem para com Deus)
 (v.8)[...]E escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor,entre as arvores do jardim.
O pecado afeta a espiritualidade do homem, a sua relação do homem com o Soberano, pois agora atrapalha o homem chegar a Deus,pelo fato do homem ter tendência a viver no pecado,ou seja só água não serve,agora tem que ser bebida alcoólica,falar bem não serve,temos que falar mal,ofender caráter,e então buscar a Deus não faz mais parte da rotina humana.

O pecado levantou uma parede entre Deus e o homem,mas entregou a chave do coração para a maldade do pecado,nos identificamos muito com Pedro que depois de negar a Cristo teve que olhar nos olhos daquele a quem um dia ele traiu,mas ele assim fez.

Não importa se as bochechas vão ficar rosadas, e os dentes amarelos de vergonha, se não olharmos nos olhos de Cristo,nunca seremos cristãos de verdade,todavia não queira se esconder de Deus atrás de um arbusto, ele é muito pequeno,pois Deus virá atrás,mas se humilhe perante Cristo,se esconda nele, e haverá restauração.

Não somos pecadores porque pecamos, mas pecamos porque nascemos pecadores, e isso herdamos no Éden, mas esses aspectos que herdamos no jardim,o emocional debilitado,e convívio social debilitado,e convívio espiritual debilitado,Cristo trouxe a cura,a viva comunhão com Ele.

Por:Arnolld Starlley



Wikipedia

Resultados da pesquisa